3.5.06

Tempo e memória



Creio que a pesquisa preliminar sobre o Tempo já abrange váriso pontos de vista: em textos de cultura (Budismo e algum da tradição judaico-cristã) com trechos aqui no blog, passeio sobre a Física (sobretudo com Einstein e Prigogine) e pela filosofia (Schopenhauer, Kant, Hume e Deleuze). Agora preciso fazer a transição para o tema memória.

Como já li TANTO sobre o Tempo, com pesadas referências, creio que farei a parte de Memória mais light. Vou me apoiar na mitologia grega. Zeus e Mnemosine, a deusa da memória, dormiram por nove noites seguidas, e cada uma dessas "coberturas" resultou em uma Musa, cada uma corporificando uma modalidade de arte, na qual se pode depositar a memória. E daí vou estudar Tempo e Memória na Mídia: aqui é a parte em que falarei sobre temporalidade e exemplos de como o registro de memória é feito.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ei Marcelo!
Através da comunidade a qual vc e eu fazemos parte cheguei até aqui. Olha, vou te indicar (link abaixo) assistir a um video da palestra "A imagem digital e temporalidade", do prof. de semiótica da PUCMINAS - Júlio Pinto, q penso q irá acrescentar algo mais ao seu tema. O cara é muito fera, fala muito bem e sabe do q está falando, acho q irá gostar, eu gostei.
Boa sorte! abraços, Virgínia.

http://www.virtual.pucminas.br/comunicacao/bibl_virtual/bdm_01022006.htm